Paula Sousa
Paula Sousa trilha caminho autoral na cerâmica, suas obras escultóricas em argila refletem a necessidade de criar uma presença tangível e fundamentada através da fisicalidade do objeto no espaço. Partilhando uma ligação íntima com este material, a argila, em suas diversas formas, serve como tela. O processo começa com a seleção do corpo material, que serve de base para toda a jornada criativa, um diálogo entre memória e intencionalidades.
Escultura
-
O ciclo da matéria se finda e se transforma para construir um novo ciclo. Da linha de produção do ateliê saem várias cores de argila e esse material residual é mesclado e reciclado gerando uma cor única da qual a escultura foi feita. A queima em alta temperatura transforma a matéria orgânica em peças resistentes e revelam suas cores.
Terra, Fogo, Ar e Água, 4 elementos essenciais para a vida na Terra estão aqui elencados.
Recurso primordial, a água que nasce e brota das minas, límpida, também corre e banha, traz e leva a vida por onde passa e por onde deixa de passar. Abundante e escasso, ambiguidade da vida.
-
-
1,07 m alt x 0,56 m diâmetro
Paula nasceu em Angola, mas ainda criança, em 1975, seus pais portugueses se assentaram em Avaré onde vive até hoje. Com trabalhos realizados para projetos de arte, design e arquitetura, participou da última SP-Arte em colaboração o artista Ricardo van Steen.